Programa Magazine 14022024

Nesta semana mostramos no Magazine as apresentações de Willy Verdaguer, baixista do Secos e Molhados, na sexta-feira, e da banda Dorsal Atlântica, sábado, no teatro do Sesc Santo André. No teatro Conchita de Moraes a atração no sábado será a última a apresentação do grupo “Corações Desviantes”. E o bloco Dolores Pé no Chão, se apresentará no próximo domingo, dia 18, no Parque Novo Oratório.

Na trilha sonora, Secos e Molhados, Willy Verdaguer, banda Dorsal Atlântica, Conde Favela Sexteto, Kléber Albuquerque, Passoca, Vania Bastos

E a partir desta semana traremos uma dica cultural da cidade de São Paulo. A primeira, a exposição Pequenas Áfricas, o Rio que o Samba inventou, em cartaz no Instituto Moreira Salles, o IMS, na Avenida Paulista. Confira a seguir.

Processo seleciona estudantes do ensino médio para curso da ELT

A Secretaria de Cultura de Santo André está com inscrições abertas para o processo seletivo para aprendizes para as atividades do Núcleo de Iniciação Teatral para estudantes do ensino médio da Escola Livre de Teatro de Santo André. As pessoas interessadas devem ter 14 anos e as inscrições podem ser feitas até 5 de março. Atividades gratuitas. Mais informações:

https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1738/

Abertas inscrições para o 11º Salão Nacional de Arte Fotográfica

E estão abertas as inscrições para o 11º Salão Nacional de Arte Fotográfica. Orgazinado pelo Fotoclube ABCclick em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, o evento conta com supervisão da Confederação Brasileira de Fotografia – CONFOTO.

A edição 2024 do concurso fotográfico tem tema livre, mas só serão aceitas fotografias em preto e branco. 

As inscrições podem ser feitas até 1º de maio de 2024 no site do Fotoclube (www.abcclick.com.br/11salao).

O concurso fotográfico tem tema livre, mas só aceitará fotografias em preto e branco crédito: @mimbrizi

Corações Desviantes tem sua última exibição no teatro Conchita neste sábado

O teatro Conchita de Moraes terá no próximo sábado, dia 17, às 20h, a última a apresentação do grupo “Corações Desviantes”.

O trabalho reúne histórias que entrelaçam arte e vida ao narrar os desafios da ocupação de um teatro antigo. Atrizes e atores transitam entre o manifesto e a interpretação de personagens, simbolizando de forma poética e musical a perseverança de quem luta cotidianamente para conseguir o direito à moradia e à cultura. Cada enredo é um sonho de liberdade trançado num território comum: a Rotatória Destino – um exercício cênico de criação e direção compartilhada entre mestres e aprendizes da Escola Livre de Teatro de Santo André. A proposta do grupo é que o público se aproprie do trabalho.

A entrada é gratuita, por ordem de chegada. Indicação: 16 anos. O endereço é Praça Rui Barbosa, n 12, na Vila Santa Teresinha, em Santo André.

Em Sampa

E na estreia da sessão Em Sampa, trazemos a exposição Pequenas Áfricas, o Rio que o Samba inventou, que você pode conferir no Instituto Moreira Salles, o IMS, na Avenida Paulista.

A mostra reconstitui a cena cultural que, entre os anos 1910 e 1940, produziu e consolidou o samba urbano tal qual ficou conhecido no Brasil e no mundo. Foi Heitor dos Prazeres quem viu uma “África em miniatura” na comunidade afrodescendente que, instalada à margem do Rio de Janeiro branco e europeizado, produziu uma das mais decisivas revoluções estéticas do século 20.

Por meio de gravações, obras, documentos e objetos dos acervos do IMS e de outras instituições, a exposição mostra ainda como, para além dos aspectos históricos, a complexa rede de solidariedade, espiritualidade e música formada naquele momento se espraia pela produção contemporânea, das escolas de samba e dos blocos, dos terreiros e dos quintais.

As visitas gratuitas podem ser feitas de terça-feira a domingo das 10h às 20h, até 21 de abril.

No local você pode conhecer ainda outras atrações, como mostras, cinema, além de uma livraria e um café. O endereço é Avenida Paulista, 2424.

Agenda cultural

Sesc Santo André recebe Willy Verdaguer e Dorsal Atlântica

O teatro do Sesc Santo André terá duas atrações nesta semana. Na sexta-feira, dia 16, às 20h, o baixista Willy Verdaguer, integrante Secos e Molhados apresenta seu projeto especial no qual interpreta músicas do primeiro disco da banda, também chamado Secos e Molhados, lançado em 1973.

E no sábado, dia 17, às 19h, sobe ao palco a banda Dorsal Atlântica, que apresentará show baseado nos últimos quatro álbuns da banda, uma das fundadoras do movimento heavy metal no Brasil.

Para as duas apresentações, a indicação é 12 anos, e os ingressos custam de R$ 15 a R$ 50, e estão à venda em www.sescsp.org.br ou na bilheteria do Sesc.

A ainda no sábado, dia 17, às 16h, a Caravana Zona Leste, com o grupo Exército contra Nada, apresentará números de variedades como malabares, contorcionismo, acrobacias e palhaçadas, tudo acompanhado de uma banda ao vivo. Entrada gratuita. O endereço é Rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar.

Bloco Dolores Pé no Chão anima o domingo no Parque Novo oratório

Outra atividade de encerramento do Carnaval em Santo André é o bloco Dolores Pé no Chão, que se apresentará no próximo domingo, dia 18, às 14h, com concentração na Rua África, em frente ao Cesa Parque Novo Oratório. A atividade é uma homenagem à primeira moradora do bairro, dona Dolores.

O programa Magazine, a sua revista cultural, é transmitida pela Zummm FM, a rádio comunitária de Santo André, 87,5 MHz, no Centro da cidade, e em todo o mundo em zummmfm.com.br.

Produção e apresentação: Marcos Imbrizi

Confira o áudio: https://castbox.fm/episode/MAGAZINE14022024-id5037735-id673438916?country=br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa Magazine 28082024

Programa Magazine 14082024

PROGRAMA MAGAZINE ENTREVISTA: EDSON IKÊ